Nesta terça-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que não é preciso existir “rivalidade” entre os setores da indústria e da agricultura.
A declaração foi feita durante cerimônia de abertura da 17ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Acompanharam Lula: a primeira-dama da República, Janja da Silva; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Carlos Fávaro (Agricultura), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Renan Filho (Transportes), e André de Paula (Pesca).
Em seu discurso, o petista disse que a discussão de que indústria e agricultura precisam andar separadas é algo que “não tem pé nem cabeça”.
“Não tem que existir rivalidade entre exportar manufaturados e commodities. O Brasil precisa da agricultura e precisa da indústria. E outra polêmica que acho maluca é entre o pequeno produtor e o agronegócio. Não tem que existir preconceito, o Brasil precisa dos dois”, afirmou.
A Bahia Farm Show é a maior feira de tecnologia agrícola das regiões Norte e Nordeste, e a terceira maior do Brasil. É a primeira vez que Lula participa de um evento voltado ao agronegócio desde o início do terceiro mandato. O governo tenta se aproximar do setor em que Jair Bolsonaro (PL) é próximo e que conta com amplo apoio de empresários e agricultores.