Nesta quarta-feira (7), o governo federal anunciou que os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis na lista atual da Farmácia Popular.
Atualmente, as medicações disponíveis no programa estão divididas em duas categorias. Parte da lista é gratuita, e parte tem um desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais.
Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão:
-Quatro anticoncepcionais;
– Dois tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
– Três apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
– Três alternativas para controle da rinite;
– Fraldas geriátricas.
A Farmácia Popular também oferece de forma gratuita, a todos os cidadãos, 22 medicações para controle da asma, da diabetes e da hipertensão. Para essa lista, nada muda: as gratuidades serão mantidas.
O programa de acesso a medicamentos foi lançado nesta quarta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Recife.
“Ninguém vai ao médico para pegar um diagnóstico. Ninguém vai ao médico para pegar apenas a receita. A gente vai ao médico porque a gente quer o diagnóstico, a gente quer a receita e a gente quer comprar o remédio para curar o diagnóstico dado pelo médico”, disse Lula.
Segundo o governo, quem recebe Bolsa Família não precisará fazer um novo cadastro para retirar esses medicamentos de forma gratuita. A identificação do beneficiário será feita pelo próprio sistema da Farmácia Popular.